Por quê o Who? Por quê? Tantas vezes fiz essa pergunta. Meu deus, como eu gosto dessa banda! Considero Pete Townshend meu irmão mais velho. Ele talvez me conheça melhor do que eu mesmo. Essa relação estranha e demasiada apaixonada que eu tenho com essa banda me fez sempre unir duas paixões que eu tenho: O desenho e a música. Tento todo ano ficar sem ouvir o Who, me desligar da fúria, me desligar da raiva. Mas ela está contida em mim e quem me conhece sabe que o amor e raiva correm paralelamente. Quando eu gosto gosto mesmo. Eu amo! Que diga Robert Crumb, Pizza, Tênis Adidas, e meu glorioso Botafogo de Futebol e Regatas! Bem, o The Who está incluído nisso. Quanto aos desenhos... é um pouco isso. Paixão. O projeto inicialmente foi idealizado pelo Luiz Antonio Mello (“Você tem que fazer um livro sobre o The Who!”), outro louco apaixonado. Mas os loucos apaixonados são incompreendidos neste país triste e miserável. O que me restou foi desenhar a banda ano a ano em sua história turbulenta mas verdadeira. No Who tudo é verdade e verdadeiro. E pensar que alguns outros loucos apaixonados poderiam se interessar pelo “projeto”...

Abaixo, os desenhos representando cada ano da carreira do Who, começando por 1964 (clique para ampliar). Os textos são do Vinícius, responsável pelo site The Who Brasil:




Ilustrações por Marco Antônio Monteiro | Textos por Vinícius Mattoso | © Todos os direitos reservados
the who brasil | mam-design | ronca ronca | cotidiano blues | fotolog